A Hérnia Diafragmática Congênita (HDC) é uma malformação fetal rara, mas de grande importância, que ocorre em aproximadamente 3 a cada 10.000 nascimentos. Em suma, esta condição surge devido a um defeito no fechamento do diafragma, o músculo que separa o tórax do abdômen. Portanto, como resultado, estruturas abdominais como o estômago, intestinos e até mesmo o fígado podem se deslocar para o tórax, causando uma série de complicações.
Tipos de Hérnia Diafragmática Congênita (HDC)
A HDC se apresenta principalmente de duas formas:
- HDC à Esquerda (Bochdalek): É o tipo mais comum, onde o defeito ocorre na parte posterior do diafragma.
- HDC à Direita (Morgagni): Mais rara, essa variação envolve um defeito na parte anterior do diafragma.
Diagnóstico e Rastreamento
O rastreamento da HDC pode ser realizado a partir do ultrassom morfológico entre 11 e 14 semanas de gestação. Por isso, um sinal indireto importante é o desvio do eixo cardíaco. Contudo, o diagnóstico definitivo costuma ocorrer durante o ultrassom morfológico de 20 a 24 semanas.
Uma das características cruciais a ser observada é a presença de fígado intra-torácico, conhecido como “Liver up”. Este achado está associado a uma maior taxa de mortalidade pós-natal, tornando o diagnóstico precoce ainda mais vital.
Avaliação e Tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita (HDC)
Após o diagnóstico, é essencial calcular a Relação Pulmão/Cabeça (LHR) e suas relações. Em suma, este cálculo ajuda a determinar a gravidade do caso e a melhor abordagem para o tratamento.
Cirurgia Fetal
Para casos graves e extremamente graves, recomenda-se considerar a cirurgia fetal. Pois, este procedimento inovador envolve a colocação de um pequeno balão endontraqueal entre 26 e 28 semanas de gestação. Este balão ajuda a estimular o crescimento dos pulmões, aumentando as chances de sobrevivência do bebê após o nascimento.
Centro de Referência: Clínica FMFLA
Na Clínica FMFLA, temos uma equipe especializada em cirurgia fetal pronta para avaliar e orientar os pais sobre a melhor condução dos casos de HDC. Pois, nossa missão é oferecer o suporte necessário para que cada bebê tenha a melhor chance de um futuro saudável.
Se você está esperando um bebê e recebeu um diagnóstico de Hérnia Diafragmática Congênita, entre em contato conosco para agendar uma consulta. Pois, Estamos aqui para ajudar você e seu bebê com o cuidado e a expertise que vocês merecem.
Centro Referência Medicina Fetal
PARA AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES
(19) 2102-0333 / (19) 4040-4000
WhatsApp (19) 98308-0118
CONTATO URGÊNCIA – CIRURGIA FETAL
WhatsApp (19) 98308-0120
Clínica FMFLA – Há Mais De 25 Anos Cuidando da Saúde do Seu Sonho!